segunda-feira, 11 de março de 2013

Cuide dos fios brancos!!

Os cabelos brancos aparecem devido à apoptose, ou seja, a autodestruição programada dos melanócitos, que são as células responsáveis pela produção de melanina. “O organismo deixa de ter capacidade para produzir o pigmento que é responsável pela cor do cabelo. Esse é um processo natural do organismo”, afirma a dermatologista Andréia Casserati. O fator hereditário também é responsável pelo surgimento desses desagradáveis inimigos, o que explica a existência de jovens com madeixas grisalhas.
Porém o stress e traumas emocionais também pode ser causadores. Em geral, explica Bellini, os homens têm um embranquecimento mais acelerado que as mulheres, com maior quantidade de fios e mais precocemente, mas não existe nenhum estudo que justifique essa incidência. A idade em que os fios brancos começam a aparecer é variável, mas normalmente isso acontece após os 30. Nas negras, depois dos 40.
Para os portadores da Síndrome de Werner, a despigmentação costuma chegar antes dos 20 e tem rápida progressão. O dermatologista paulistano lembra que distúrbios hormonais e alterações da tireóide podem precipitar o aparecimento. Com relação à dieta existem estudos que correlacionam a canície à carência de zinco (presente em sementes, carnes, peixes, ovos), cobre (grãos, soja, salmão, folhas verdes) e ácido pantotênico (fígado, ovos, peixes, grãos integrais, verduras escuras etc).

 A melhor opção para disfarçar os fios brancos é a tintura. Além de escondê-los, muitas colorações nutrem e tratam os cabelos, pois possuem proteínas de seda que dão brilho aos fios. Outra maneira são os xampus tonalizantes, que disfarçam o tom amarelado e agem como maquiadores.
Porém, hoje algumas mulheres não tem problemas em assumir os cabelos brancos e aproveitam para fazer dele um estilo. Neste caso fica fácil, um belo corte moderno e cuidados especiais, com xampus e condicionadores específicos, ajudam a mantê-los bonitos e eliminam o amarelado dos fios.









Fontes: http://www.bolsademulher.com/cabelos/cabelos-brancos-1
/http://vilamulher.terra.com.br/cabelos-brancos-disfarcar-ou-assumir-2-1-12-17.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário