sexta-feira, 26 de abril de 2013

Banho Turco - O que é?

 Uma das perguntas mais ouvidas por quem vai para a Turquia é: vai fazer o banho turco? Um hábito que começou com os mercadores que chegavam cansados e com o corpo sujo de poeira, o hamam deixou de ser, há muito tempo, exclusivo dos turcos. Há casas de hamam para todos os gostos, mas não se deve confundir banho turco com sauna, que é apenas a primeira etapa deste, digamos assim, ritual.
Depois de trocar de roupa, você é encaminhado para a sauna envolto em um roupão. Por baixo do roupão, sunga, cueca ou simplesmente nada. As mulheres vão sem sutiã.
A primeira etapa é a sauna: "Para abrir os poros, como acontecia com os antigos mercadores", explica a moça turca que aplica o hamam.
Fica-se uns dez minutos na sauna para, em seguida, seguir para um salão decorado com mármore branco, com bicas e pias em paredes claras e uma grande mesa quadrada, com meio metro de altura aproximadamente, no centro. Uma música tradicional turca ambienta a sessão.
A massagista indica que é hora de deitar, de barriga para cima, com a cabeça sobre uma pequena toalha branca que está enrolada em um dos cantos da mesa. Em seguida, ela cobre a sua cintura com uma toalha xadrez para que escolha entre a massagem forte, média ou leve. A resposta vai determinar a força e a velocidade com a qual seu corpo será esfoliado.
Em meio a uma curiosidade misturada com expectativa pelo que vai acontecer, seu corpo começa a receber os primeiros banhos de água (quente, morna ou fria) vindos de jarras ou cuias de latão. São vários banhos até que o seu corpo fique completamente encharcado. Em seguida, começa a esfoliação, nos dois lados do corpo.
Mais uma sequência de banhos de água e, agora de bruços, você é coberto por camadas de espuma. Nesta etapa da massagem parece que as mãos da moça são como folhas de papel vegetal no seu corpo. Um resultado da mistura da espuma como essências naturais.
Outra sequência de banhos e chega a hora de ficar sentado na mesa com as pernas para fora. Suas costas e pescoço recebem nossa sessão de massagens. O hamam termina com vários banhos de água quente até que toda a espuma e as essências tenham, aparentemente, desaparecido.
Daí, a massagista te leva para uma outra sala, onde sem deixar que você faça qualquer movimento, veste o seu roupão, calça os seus chinelos, envolve a sua cabeça em uma toalha, lhe convida para sentar em uma poltrona e te pergunta qual o sabor do chá de sua preferência. Seu banho chegou ao fim
   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário